Separamos uma série de perguntas e respostas frequentes que sem dúvida, irão te ajudar!
A energia solar se dá pela conversão da irradiação solar em energia elétrica. Ou seja, os raios solares incidem sobre a superfície dos módulos, e estes, por sua vez, convertem essa energia em energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico.
Não, uma vez que o sistema necessita dos raios solares para funcionar, não há possibilidades de geração no período noturno.
Não, hoje quem instalar um sistema de energia solar irá pagar o referente ao seu consumo mínimo (custo de disponibilidade) ou o referente ao fio B. Não há possibilidade de ter a conta de energia zerada.
Sim, quem tem energia solar continua pagando taxa de iluminação pública, mas essa taxa tende a ser menor quando comparada com taxas de quem não possui energia solar.
Sim. Para gerar energia o sistema precisa apenas de irradiação solar. Logo, em dias nublados e/ou chuvosos, em que houver claridade, o sistema ainda irá gerar energia, porém, com menos eficácia quando comparado a dias ensolarados.
Sim. Com a Lei 14.300 veio a possibilidade de vender a energia excedente para a concessionária de energia da sua região, porém ela não é obrigada a comprar.
Sistema on-grid é aquele sistema em que há conexão com a rede da concessionária local.
O sistema off-grid é aquele em que não há conexão com a rede da concessionária, ou seja, seu sistema é totalmente independente e utiliza baterias para a armazenagem da energia excedente.